Aula Magna do curso de educação física da UFSM será ministrada por duas referências do judô brasileiro

imagem
imagem

O deputado federal e bicampeão mundial de judô João Derly estará em Santa Maria, na próxima sexta-feira (13), onde ministrará uma Aula Magna para as turmas de educação física da UFSM. Essa aula inaugural será compartilhada com Antônio Carlos Pereira, o Kiko, técnico de judô que treinou o próprio João Derly durante toda sua carreira e é atual técnico da também bicampeã mundial da modalidade Mayra Aguiar.

 

Derly falará sobre o tema "Política Nacional do Esporte" que abrange, por exemplo, a falta de legado dos grandes eventos como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, a legislação esportiva atual e a necessária para o fomento do esporte no Brasil: "Tínhamos esperança que os grandes eventos garantissem o legado imaterial que é algo que vai além das obras. Mas leis que garantiriam investimento contínuo, planejado e sistêmico da base ao todo da pirâmide, ou seja, das crianças até os grandes campeões, mas isso não ocorreu. Conquistamos, com muito esforço, a renovação da Lei de Incentivo ao Esporte através de uma emenda de minha autoria em 2015, mas ficou por aí. Por falta de vontade política, mas seguimos lutando", ressaltou.

 

Na Câmara dos Deputados o parlamentar, que tem no esporte e educação suas principais bandeiras, tenta colocar o "Dia do Esporte" em pauta nos trabalhos do Congresso. Esse dia tornaria possível a votação de uma série de projetos no sentido de fomentar o esporte no Brasil e é uma articulação do parlamentar.

 

Kiko Pereira, que é o técnico de judô mais vitorioso do Brasil, falará sobre o case de sucesso que é o projeto Judô Sogipa. São cinco títulos mundiais e outras tantas medalhas de prata e bronze, mais quatro medalhas olímpicas conquistadas nos últimos três ciclos olímpicos pela equipe. E ele contará como foi planejado e executado esse projeto que possui, atualmente, 14 atletas convocados para a seleção brasileira de judô.

 

A aula magna está sendo promovida pela Coordenação dos Cursos de Graduação do Centro de Educação Física e Desportos da UFSM e ocorrerá no Complexo Didático e Artístico (CDA) da instituição, a partir das 10h.

0 comentários

Comentar
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Enviando
Comentário enviado com sucesso!
Há algo de errado. Por favor, revise os campos e tente novamente.
Carregando...
Carregar mais comentários

Acompanhe as redes sociais

fb.com/JoaoDerlyOficial

@joaoderly