Derly apresenta emenda que devolve ao esporte recursos das Loterias Federais

Crédito: Cleia Viana / Camara

O deputado federal João Derly (Rede/RS) apresentou nesta quinta-feira (14/6) uma emenda supressiva à Medida Provisória 841/2018, apresentada pelo Governo Federal na última segunda-feira (11/6) e que retira das entidades esportivas os recursos oriundos das Loterias Federais. O objetivo do parlamentar gaúcho é que retorno o antigo modelo, que destinava quase R$ 600 milhões para entidades que fomentam o esporte brasileiro, como o Comitê Brasileiro de Clubes, a Confederação Brasileira de Deporto Escolar e os Comitês Olímpico e Paralímpico Brasileiros.

 

Segundo o Governo Federal, as verbas iriam para Fundo Nacional da Segurança Pública (FNSP). Porém, um exame detalhado dos termos da Medida Provisória mostra que ela tirará recursos do desenvolvimento do esporte para aumentar as taxa de administração das loterias, que ficam com a Caixa, em média, de 10% para 19%, além de majorar os próprios prêmios recebidos pelos apostadores.

 

“As supressões propostas nesta emenda buscam desfazer todas as alterações feitas pela Medida Provisória na destinação de recursos de loterias, concursos de prognósticos e similares para o financiamento do esporte brasileiro e retornar à situação anterior. É um escândalo que se pretenda resolver os problemas de segurança pública neste País às custas dos recursos destinados ao esporte”, enfatizou o deputado, na justificativa da emenda.

 

Comissão do Esporte – Também por proposição de João Derly, na tarde de quarta-feira, representantes das principais entidades do esporte brasileiro, inclusive do Ministério do Esporte, e ex-atletas importantes da história brasileira, como Tiago Camilo, Leila Barros e Lars Grael, participaram de uma audiência pública para debater os efeitos da MP 841. Ficou claro a disposição de barrar a MP no Congresso Nacional.

0 comentários

Comentar
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Enviando
Comentário enviado com sucesso!
Há algo de errado. Por favor, revise os campos e tente novamente.
Carregando...
Carregar mais comentários

Acompanhe as redes sociais

fb.com/JoaoDerlyOficial

@joaoderly