João Derly sobre julgamento de Lula: "Temos que conviver com o diferente e com o contraditório. Porém, tudo tem um limite e este limite é o imposto pela lei"

imagem

O deputado federal João Derly (Rede/RS), em artigo publicado nesta terça-feira (23/01) no jornal Diário de Canoas, prega o respeito ao contraditório e o respeito às decisões dos desembargadores incumbidos para julgar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Porto Alegre. “Temos que conviver com o diferente e com o contraditório. Porém, tudo tem um limite e este limite é imposto pela lei”, prega.

 

Abaixo, o texto na integra:

 

“Democracia e paz nestes dias

 

O julgamento de Lula, que ocorre nesta quarta-feira, em Porto Alegre, ganhou contornos cinematográficos nas últimas semanas: um grande aparato de segurança, centenas de jornalistas credenciados e uma multidão no aguardo do resultado. Apesar de achar que há um exagero e um nítido uso político do “evento”, não está aí a minha preocupação maior.

 

Como cidadão que preza a democracia e a livre circulação de ideias, considero normal o fato de o julgamento ter dividido a população entre aqueles que defendem e aqueles que atacam o Lula. Afinal, a democracia é assim. Temos que conviver com o diferente e com o contraditório. Porém, tudo tem um limite e este limite é imposto pela lei.

 

Não será este julgamento que definirá o destino de Lula, tendo em vista que ele responde outros cinco processos. Além disso, já deixou bem claro que manterá a candidatura à presidente com qualquer resultado. Então, calma.

 

É imprescindível que haja paz nestes dias. Três desembargadores terão a responsabilidade de condenar ou de inocentar Lula e, consequentemente, enfrentar a opinião pública, qualquer que tenha sido a decisão.

 

De minha parte, mantenho o pensamento de que é o momento dos brasileiros estarem cada vez mais atentos aos mecanismos que possam inibir a corrupção e o mau uso do dinheiro público.
A democracia é um exercício e não uma teoria. Praticá-la é muito mais falar sobre si do que sobre os outros.”

4 comentários

Comentar
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Enviando
Comentário enviado com sucesso!
Há algo de errado. Por favor, revise os campos e tente novamente.
Carregando...
Carregar mais comentários

Acompanhe as redes sociais

fb.com/JoaoDerlyOficial

@joaoderly