Zona Franca da Uva e do Vinho será debatida em Farroupilha na sexta (29)

Projeto de lei do deputado João Derly busca a geração de empregos para a região

Projeto de lei do deputado João Derly busca a geração de empregos para a região
Projeto de lei do deputado João Derly busca a geração de empregos para a região

O projeto de lei (9045/2017) que cria a Zona Franca da Uva e do Vinho vem sendo debatida em Brasília, no trâmite das comissões da Câmara dos Deputados, mas também nas 23 cidades que serão contempladas com a iniciativa. Na sexta-feira (29), Farroupilha inicia uma série de Mesas Redondas sobre o tema. O evento é promovido pelo deputado federal João Derly (REDE-RS), autor do projeto, e pela Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia. Estarão presentes representantes dos municípios de Farroupilha, Carlos Barbosa, Flores da Cunha, Nova Pádua, Pinto Bandeira, Vila Flores e São Marcos.

 

A intenção do projeto é desenvolver a vitivinicultura local e o enoturismo na região. Para tanto, ele pretende enfrentar o problema da elevada tributação que sobrecarrega a cadeia vitivinícola que gera uma concorrência desleal, principalmente com produtos de fora do Brasil.

 

João Derly acredita que essa é a hora de incentivar a geração de empregos e a Serra Gaúcha destaca-se internacionalemente no turismo: “Enfrentamos uma grave crise de desemprego que atinge quase 14 milhões de brasileiros. O turismo na região é uma tradição e um grande gerador de empregos e atrativo para investimentos externos. Reduzindo o alto custo dos impostos, a consequência seria o aumento da produção que levaria à queda dos preços e à geração de vagas de emprego. Com isso garantismos desenvolvimento de diversos setores da cadeia”, argumenta o parlamentar.

 

O projeto de lei sugere a criação de uma zona franca semelhante à que existe em Manaus. O regime tributário especial, explica Derly, seria restrito às atividades da cadeia vitivinícola do Vale da Uva e do Vinho. Foram convidados para discutir o projeto, que será mediado por João Derly, entre outras autoridades, a secretária de desenvolvimento social e habitação de Farroupilha, Glória Menegotto, e o presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Turismo, Serviços e Agricultura de Farroupilha, Alberto Maioli, além dos prefeitos e representantes de sete cidades da região. 

 

As 23 cidades contempladas são Bento Gonçalves, Garibaldi, Monte Belo do Sul, Antônio Prado, Boa Vista do Sul, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Coronel Pilar, Cotiporã, Farroupilha, Flores da Cunha, Guaporé, Ipê, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Pinto Bandeira, Salvador do Sul, Santa Tereza, São Marcos, Sao Valentim do Sul, Veranopólis e Vila Flores. 

 

A Mesa Redonda acontecerá Na Câmara de Vereadores de Farroupilha (rua Julio de Castilhos, 420 - Centro) a partir das 9h. Na semana seguinte, o evento se repete em Bento Gonçalves, que receberá uma audiência pública sobre o tema.

 

0 comentários

Comentar
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Enviando
Comentário enviado com sucesso!
Há algo de errado. Por favor, revise os campos e tente novamente.
Carregando...
Carregar mais comentários

Acompanhe as redes sociais

fb.com/JoaoDerlyOficial

@joaoderly