Requerimento para o Sr Nuzman prestar esclarecimentos sobre as denúncias de compras de votos para a escolha do Rio como sede dos Jogos Olímpicos

REQUERIMENTO 194/2017 CESPO

Requerimento de convite da Comissão do Esporte ao Sr. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para prestar esclarecimentos acerca das denúncias sobre a compra de votos para escolha do Rio de Janeiro como sede das Olímpiadas de 2016, que veio a público pela operação "Unfair Play".

 

Senhor Presidente, Com fundamento no Regimento Interno da Câmara dos Deputados, art. 24, VII, requeiro que a Comissão do Esporte convide ao Sr. Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), para prestar esclarecimentos acerca das denúncias sobre a compra de votos para escolha do Rio de Janeiro como sede das Olímpiadas de 2016, que veio a público pela operação "Unfair Play".

 

JUSTIFICATIVA

 

No dia 05 de setembro de 2017, o Ministério Público Federal do Brasil (MPF/RJ), a Polícia Federal e o Ministério Público Financeiro Francês deflagram a Operação Unfair Play, com a expedição de mandados de prisão preventiva contra o empresário Arthur Soares, conhecido como “Rei Arthur”, e a sua sócia Eliane Pereira Cavalcante. Também foi autorizado pela Justiça a condução do presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Carlos Arhtur Nuzman, para oitiva junto à Polícia Federal, que está proibido de ausentar-se do país e deverá entregar todos os passaportes que possuir.

 

Os fatos revelados pela operação são de extrema gravidade, indicam um esquema complexo de corrupção envolvendo o Poder Público através do ex-governador do Rio de Janeiro Ségio Cabral, empresas privadas através do Sr. Arthur Soares e o Comitê Olímpico Brasileiro através do Sr. Carlos Arthur Nuzman.

 

O empresário Arthur Soares é acusado de ter depositado através da empresa Matlock Capital Group $ 2 milhões de dólares, (dinheiro que seria propina de Cabral) para o Sr. Papa Diack, filho de Lamine Diack, então presidente da Federação Internacional de Atletismo e então membro do Comitê Olímpico Internacional. Nesses termos conto com o apoio dos pares para a aprovação deste Requerimento.

 

Sala das Comissões, de 2017

0 comentários

Comentar
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Campo obrigatório!
Enviando
Comentário enviado com sucesso!
Há algo de errado. Por favor, revise os campos e tente novamente.
Carregando...
Carregar mais comentários

Acompanhe as redes sociais

fb.com/JoaoDerlyOficial

@joaoderly